segunda-feira, 27 de junho de 2011
Ciências Naturais
As ciências naturais estão presentes, o tempo todo, em nosso cotidiano viver. Quando a gente está salgando a carne, está usando o conhecimento científico. Pois algum dia, no passado, alguém notou que a carne se conservava melhor, por mais tempo, quando se colocava sal nela. Isto resultou num hábito que se espalhou pelo mundo a fora e chegou até aos dias de hoje, pois ainda usamos este método.
Para tornar a água fresca usamos a geladeira, que usa energia elétrica; para cozinhar os alimentos usamos o fogão a gás ou forno de micro-ondas; para lermos à noite usamos a luz elétrica, que é produto de uma série de invenções, desde o cientista que descobriu a eletricidade até o que inventou a lâmpada elétrica para produção da luz.
Para que a gente possa hoje andar de ônibus, de carro, de bicicleta, ou de qualquer outro veículo, dependeu das descobertas de outros cientistas; da mesma forma ouvir rádio, assistir à televisão, falar ao celular, etc.
Também a gente se beneficia das descobertas das ciências quando toma um comprimido para dor, uma injeção, um antibiótico, uma vacina no posto de saúde para se prevenir dos mais variados tipos de doenças, etc.
Assim a gente percebe que está envolto num mundo de leis e fenômenos naturais, onde as ciências naturais estão presentes mas mínimas coisas que se faz e em tudo aquilo que está ao redor.
É bom saber que as descobertas das ciências naturais foram efetuadas por pessoas iguais a gente, curiosas, observadoras e que pensavam de forma sistematizada. Através destas pessoas, no decorrer do tempo, o conhecimento científico foi sendo produzido e acumulado durante a trajetória da humanidade.
Muitas das vezes o trabalho de um cientista se interrompe pelo fim de sua vida e é continuado através de seu assistente ou de seus discípulos. Muitas das vezes, o trabalho de um cientista fundamentou-se na descoberta de outro ou de outros cientistas que o procederam na vida. Isto é fantástico, uma vez que o conhecimento científico, produzido e acumulado em uma certa época, poderá ser sempre reformulado e aperfeiçoado, á medida que vão surgindo novas descobertas.
O processo de ensino e aprendizagem das ciências naturais, de forma reflexiva, nos habilita pensar, sentir e agir corretamente a favor da Teia da Vida, no nosso dia-a-dia, nos tornando verdadeiros cidadãos defensores da natureza.
O estudo, a pesquisa, das ciências naturais é muito interessante por si só, além de nos habilitar a pensar e agir de forma clara e objetiva, desenvolver capacidade para compreender melhor a vida, erradicar preconceitos e supertições.
O estudo das ciências naturais nos capacita a tomar decisões mais acertadas em nossas vidas, quando pensamos e agimos cientificamente. Isto nos conduz a colaborar com os nossos semelhantes, com a natureza e com os seres vivos, tornado protagonistas do conhecimento científico e cidadãos pensantes de uma nação bem-sucedida.
Disponivel em: http://www.ecoprofunda.kit.net/cmc4.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário