terça-feira, 5 de julho de 2011

Blog e o Ensino de Química

O blog é uma ferramenta flexível, não apresenta limite de utilização podendo assim ser utilizado para vários propósitos educacionais, como para o Ensino da Química. A química por ser uma matéria complexa para os estudantes a utilização do blog tornaria o conteúdo químico mais agradável e prazeroso.
Atualmente a maioria dos adolescentes têm acesso a internet e/ou utilizam o computador para o lazer , seja em casa ou em lan house e até mesmo nas escolas como recurso didátivo. E o bolg tornaria uma ferramente educacional interagindo o conteúdo de química, o professor e o aluno. A visualização das moléculas tridimensional, vídeos de demostração das reações, aulas de laboratórios virtuais, textos complementares, entre outros são recursos que o blog oferece tornando os conteúdos menos estressantes e possue a praticidade dos comentários a qualquer hora e dia ocorrendo a interação professor-aluno a qualquer momento do dia.
MORESCO e BEHAR (2006) citado por BARROS et. al (2008) comcluíram que os blogs são ferramentas eficazes para alcançar bons resultados escolares e também desenvolver habilidades e competências necessária na sociedade atual.
Podemos concluir que o blog proporciona praticidade, uma maior aprendizagem por parte dos alunos e maior interação aluno-professor e melhoria na didática tradicional. Química para todo sempre da melhor maneira…
Esse blog contribui para aumentar seu interesse na química? Facilita uma maior compreensão de determinados conteúdos? Desperta curiosidade?

DIFICULDADE NA ABSTRAÇÃO DA CIÊNCIA QUÍMICA.

O ensino de  Ciências, especialmente  o da  Química, não deve ser simplesmente transmissão de conhecimentos para os alunos  esperando  que eles, instantaneamente, passem a dominar a matéria. Dessa forma, cabe ao professor guiar a aprendizagem desses alunos.
A máteria de química é vista como difícil por muitos alunos do Ensino Médio pela dificuldade de abstração dos conteúdos  e  também pela dificuldade em relacioná-la ao dia-a-dia. Isto está ligado a aulas conteúdistas, onde os professores tratam os alunos como apenas receptores e a falta de aulas práticas, onde se pode auxiliar na concretização desses conceitos abstratos adquiridos em sala de aula e com isso refazer sua ligação com o cotidiano dos alunos. Porém deve-se ter em mente que não são todos os conteúdos químicos que podem ter ralação com o dia-a-dia, mas os que terem ligação devem ser contextualizados.