terça-feira, 5 de julho de 2011

DIFICULDADE NA ABSTRAÇÃO DA CIÊNCIA QUÍMICA.

O ensino de  Ciências, especialmente  o da  Química, não deve ser simplesmente transmissão de conhecimentos para os alunos  esperando  que eles, instantaneamente, passem a dominar a matéria. Dessa forma, cabe ao professor guiar a aprendizagem desses alunos.
A máteria de química é vista como difícil por muitos alunos do Ensino Médio pela dificuldade de abstração dos conteúdos  e  também pela dificuldade em relacioná-la ao dia-a-dia. Isto está ligado a aulas conteúdistas, onde os professores tratam os alunos como apenas receptores e a falta de aulas práticas, onde se pode auxiliar na concretização desses conceitos abstratos adquiridos em sala de aula e com isso refazer sua ligação com o cotidiano dos alunos. Porém deve-se ter em mente que não são todos os conteúdos químicos que podem ter ralação com o dia-a-dia, mas os que terem ligação devem ser contextualizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário